Na tarde de quinta-feira (26), por volta das 14h, policiais militares realizavam patrulhamento preventivo pela avenida Santos Dumont, na altura da Vila Santa Terezinha, em São João del-Rei. Os policiais avistaram, próximo ao Campo do Siderúrgica, um adolescente já conhecido no meio policial, por seu envolvimento com o tráfico de drogas. Ele estava em uma bicicleta, indo em direção a um bar, onde na entrada estava outro indivíduo, também conhecido pelo envolvimento com o tráfico naquela região.
O adolescente foi então abordado e identificado. Tem 16 anos de idade. Submetido a busca pessoal, em seu poder foi localizado um cigarro artesanal com maconha, a quantia de R$ 30 e um aparelho celular. Neste momento, os militares verificaram que o outro suspeito levou a mão à boca. Foi também abordado e identificado como sendo PA, de 22 anos. Dada ordem para que ele cuspisse o que havia colocado na boca, ele negou e tentou desvencilhar da abordagem.
Os policiais então utilizaram-se de tática de abordagem, para evitar que o indivíduo não engolisse o que em sua boca estava, e ele acabou cuspindo cinco invólucros com pedras de crack, prontos para serem comercializados.
Assim sendo, as drogas foram recolhidas, bem como o aparelho celular dele.
Foram então os dois autores, juntamente com as drogas e demais materiais recolhidos, conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil, onde um conselheiro tutelar ficou como responsável pelo adolescente e acompanhou o registro do boletim de ocorrência.
Em seguida, foram eles colocados à disposição da autoridade policial para serem ouvidos, dar mais explicações sobre a procedência das drogas e, em seguida, o adolescente ser liberado, conforme previsto no ECA e após assinatura dois respectivos termos. Já o maior teve o flagrante ratificado para seu posterior encaminhamento ao sistema prisional.