Emboabas

Feira da Estação Ferroviária volta com às atividades após um ano e meio

Foto: Reprodução/ Google Street View

A partir desta sexta, dia 27 de agosto, quem passar pelo Centro de São João del-Rei, e adentrar a Estação Ferroviária, vai perceber um aumento na movimentação. É que está de volta a Feira do Artesanato, às sextas e sábados. O Superintendente de Eventos e Feiras na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de SJDR, Franklin Félix, fala sobre o retorno das atividades e os produtos comercializados.

“É uma feira bem ampla no âmbito do artesanato. Tudo o que pensamos sobre arte manual a gente encontra lá. Temos crochê, fuxico, peças em gesso, artes sacras, lembrancinhas que os turistas adoram levar para parentes. É um leque bem diversificado de produtos. Vale destacar que eles são confeccionados por artesãos da cidade de São João del-Rei e dos municípios do Campo das Vertentes”.

Agora a feira tem identidade, foi denominada: “Feirinha de Artesanato Cidade dos Sinos”, como forma de reforçar a cultura local. “Quase todos os municípios têm um tipo de feira simplesmente com esse nome. Senti a necessidade de criar uma identidade, de modo que reforçasse a identidade local. Por isso, sugeri aos artesãos que a gente denominasse ‘Feirinha de Artesanato Cidade dos Sinos’. Temos esse histórico cultural bem renomado e não poderíamos deixar que isso fosse esquecido”.

Os artesãos da cidade e região que quiserem participar podem se inscrever, como destaca o superintendente. “Você que é artesão, principalmente, que tem a Carteira Nacional do Artesão, e tem interesse em participar da feira, é muito simples. Basta me procurar ou a Superintendência de Eventos e Feiras, que fica no Teatro Municipal. Aqui, vamos passar todas as diretrizes, os procedimentos necessários. E realmente é tudo muito simples. Basta ter a carteirinha do artesão”.

Aquele artesão que ainda não possui a Carteira Nacional pode procurar informações no Teatro Municipal, ou entrar em contato pelo 3371 8606.

Além da Feira da Estação Ferroviária, há previsão de retorno de outras feiras na cidade, como a da Estação Chagas Dória e a Feira da Praça da Estação. Todas as atividades seguirão os protocolos de segurança contra a Covid-19, como o controle de distanciamento entre os clientes, o uso do álcool em gel e a exigência do uso de máscaras.

Sair da versão mobile