O segundo trimestre de 2021 foi positivo para o mercado de trabalho de São João del-Rei. Nos meses de abril, maio e junho, foram geradas 127 novas vagas formais de emprego. Ao todo, foram 1.447 contratações contra 1.320 demissões. Os dados são do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (Nepe).
O saldo revela expansão no número de postos de trabalho disponíveis, em relação ao mesmo período de 2020, quando o resultado foi negativo e houve redução de 845 vagas. Este é o maior patamar de empregos com carteira assinada criados desde janeiro do ano passado.
O campo que mais contratou foi o de serviços, abrindo 536 oportunidades de emprego. Entretanto, foi a construção civil que obteve o maior saldo de abertura de vagas. Foram 77, no total. Já o comércio registrou 517 admissões. Apesar da boa margem, o resultado final foi de apenas nove vagas criadas. Isso em razão da alta rotatividade do setor.
Em contrapartida, a agropecuária e a indústria não obtiveram desempenho satisfatório no período e terminaram com saldos negativos. Juntas fecharam 14 vagas formais de emprego.