Emboabas

Inverno Cultural UFSJ começa neste fim de semana espalhando risos por meio da arte

Foto: Reprodução/ Facebook/ Inverno Cultural

Após passar o último ano com os holofotes apagados em razão da pandemia, em 2021, o Inverno Cultural UFSJ ganha vida novamente. E já é contagem regressiva. O festival, que chega a sua trigésima segunda edição, começa neste sábado, dia 21, e se estende até domingo, 29 de agosto. Como ainda não é possível celebrar em meio a multidão, o evento foi adaptado para o formato virtual.

O tema que vai guiar essa intensa semana da cultura é “Hotxuá: alegria, cura e sabedoria”. O pró-reitor de extensão e assuntos comunitários da UFSJ, Chico Brinatti, explica o significado dessa prática cômica ritualística. “O Hotxuá é uma figura indígena do povo krahô, do norte do Tocantins. Hoje, o xamã do riso deles é o Ismael, que vai estar na nossa mesa de abertura. Na aldeia deles, ele é a figura responsável por trazer a alegria. Quando repara que tem algum indígena abatido, que está mal ou triste, ele faz esse papel, igual ao do palhaço. Faz brincadeiras e resgata a alegria dessa pessoa”. 

A programação, como em todos os anos, oferece gratuitamente um leque de atividades práticas e atrações. Uma das mais esperadas são as oficinas, um espaço de aprendizado que abraça todos os campos artístico-culturais. “Trabalhamos cinco eixos temáticos, que são: arte-educação, artes visuais, artes cênicas, literatura e música. Dentro dessas áreas, você escolhe e verifica quais oficinas pode participar, pois há classificação etária. As inscrições já estão abertas e são limitadas. As vagas para algumas oficinas já se esgotaram. Então, quem tiver interesse, já entra no site www.invernocultural.ufsj.edu.br e garanta a vaga”.

Além das oficinas, muitas exposições artísticas, debates, mostras audiovisuais, literatura e shows, com nomes como Eduardo Machado Toca Alegre, Banda os Trutas, Abacate Contemporâneo e Marcelo Veronez.

Em tempos de pandemia, realizar um evento desta magnitude cultural, abrindo janelas para a classe artística que tanto foi afetada pelo isolamento, se torna uma missão. “Precisamos respeitar a tradição deste evento. Temos cerca de 20 artistas de São João del-Rei e região dentro da nossa programação. E por ser online, abrimos o edital para o país inteiro. E as pessoas têm que olhar para essa classe e entende-la, o que sofreu ao longo deste último um ano e meio. Fazer um evento como este é também uma forma de contribuir com os artistas. As pessoas estavam mudando de profissão, trabalhando como motorista; não há nenhum problema nisso, mas a questão é que elas foram forçadas a abandonar aquilo para que se formaram e que têm talento”, destacou.

A programação completa do Inverno Cultural está disponível no mesmo site citado para realização das inscrições para as oficinas, é o www.invernocultural.ufsj.edu.br.

Sair da versão mobile