Emboabas

Governo de Minas amplia vacinação contra meningite para crianças de até 11 anos

Foto: Reprodução/ Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Governo de Minas Gerais ampliou a vacinação contra meningite para crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias até dezembro deste ano. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a imunização com a vacina já é recomendada para crianças menores de cinco anos, com a aplicação de duas doses aos três e cinco meses, além de uma dose de reforço aos 12 meses de idade.

No entanto, buscando o aumento da proteção contra o vírus e a redução da transmissão, além de considerar o retorno das aulas presenciais, a estratégia do estado foi à ampliação da faixa etária.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, crianças menores de um ano de idade são as mais vulneráveis ao vírus da meningite, mas os adolescentes e jovens adultos são os principais responsáveis pela sua transmissão, sendo necessária uma ampla cobertura vacinal. Para crianças que perderam as datas recomendadas para imunização, é recomendada uma dose até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

A meningite é causada por vírus, fungos e bactérias, sendo caracterizada pela inflamação das membranas (meninges) que envolvem o cérebro e medula espinhal. É considerada uma doença com grandes taxas de mortalidade, pode trazer sequelas de longo prazo, como complicações neurológicas, perda de membros, perda auditiva e paralisia, e o principal combate à doença é pela prevenção, por meio da vacinação. Em São João del-Rei, todos os postos de saúde estão com doses disponíveis da vacina para crianças até 11 anos.

Sair da versão mobile