Emboabas

Previstas para reabrirem nesta segunda (16), algumas escolas da rede estadual de SJDR ainda aguardam aval da vigilância sanitária para funcionamento presencial

Foto: Reprodução

Previstas para reabrirem nesta segunda (16), algumas escolas da rede estadual de sjdr ainda aguardam aval da vigilância sanitária para funcionamento presencial

Apesar de as aulas presenciais nas escolas da rede estadual de São João del-Rei estarem previstas para serem retomadas nesta segunda-feira (16), nem todas reabriram as portas. Os motivos são variados, uma vez que cada instituição vive uma realidade diferente.

A primeira razão é que algumas escolas ainda não receberam o aval da Vigilância Sanitária para funcionamento. No início deste mês, em entrevista à Rádio Emboabas, a superintendente regional de ensino, Fabiana Magalhães, havia explicado que as instituições apenas poderiam retomar as atividades presenciais, após receber autorização da vigilância e cumprir com todas as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus. A liberação de algumas escolas deve acontecer ainda nesta semana.

Outra questão em destaque é a greve dos profissionais da educação. André Nogueira, um dos representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de São João del-Rei (SindUTE), afirmou em entrevista à Emboabas que a categoria não concorda com a retomada presencial neste momento. Alegou que grande parte dos professores ainda não está completamente imunizada contra a Covid-19 e que a ciência mostra que ainda não é seguro movimentar um número expressivo de pessoas.

Em contato com André na manhã desta segunda (16), o educador confirmou que a greve continua, embora na última sexta (13) a justiça tenha determinado a suspensão da paralisação, sob pena de multa ao Sindicato. Explicou, ainda, que nesta terça-feira, 17 de agosto, o SindUTE vai promover uma nova reunião a nível estadual para discutir a continuidade ou não da greve.

A Escola Estadual João dos Santos confirmou o retorno das atividades presenciais nesta segunda (16). Disse que as aulas estavam acontecendo normalmente como previsto, e que apenas uma pequena parcela dos educadores estava de greve.

A Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa também retomou as aulas. Instituição alegou que o retorno é gradual, seguindo as normas direcionadas por decreto municipal.

A Escola Estadual Doutor Garcia de Lima ainda não reabriu as portas. A retomada deve ocorrer nesta terça-feira (17).

Já a Escola Estadual Professor Iago Pimentel aguarda liberação da Vigilância Sanitária para reabertura. Portanto, as aulas seguem no modelo remoto.

Diante das diferentes realidades das instituições estaduais, a orientação aos pais e responsáveis é entrar em contato com a escola na qual o filho estuda para conferir o andamento do processo de retomada presencial.

Sair da versão mobile