Emboabas

Dores de Campos é a primeira cidade da região a vacinar 100% da população adulta com 1ª dose contra a Covid-19

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Dores de Campos anunciou nesta sexta-feira, 13 de agosto, através das redes sociais, que vacinou todos os adultos com mais de 18 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Dores de Campos se tornou nesta quinta-feira (12) o primeiro município da região das Vertentes a vacinar 100% da população adulta, acima dos 18 anos de idade, com a 1ª dose das vacinas contra a Covid-19!”. De acordo com a publicação, o município também já vacinou 30,39% da população com a segunda dose, completando assim a imunização.

Na quarta-feira, dia 11, o estado de Minas Gerais já havia divulgado uma lista com oito cidades que concluíram a aplicação da primeira dose contra a Covid-19 em 100% da população acima dos 18 anos: Berilo, Chapada do Norte, Confins, Francisco Badaró, Materlândia, Natércia, Rio Doce e São João das Missões.

Na divulgação, a secretaria disse que segue as diretrizes do Ministério da Saúde para repassar as doses de vacinas contra Covid-19 de forma proporcional a todas as 853 cidades do estado. No caso destas cidades que já concluíram a vacinação com a primeira dose para o público citado, o avanço pode estar relacionado ao recebimento do imunizante para grupos prioritários contemplados até o momento, como aeroportuários, além de quilombolas e ribeirinhos. Em Dores de Campos, a justificativa é o alto número de trabalhadores industriais, que se encaixam como grupos prioritários, para receber o imunizante.

O planejamento do estado é vacinar com pelo menos a primeira dose da vacina, nesse mês de agosto, pessoas com até 25 anos. No entanto, de acordo com um levantamento exclusivo da Rádio Emboabas, no mês julho 40% dos municípios da região não conseguiram cumprir o estabelecido pelo estado, que era de vacinar com a primeira dose, todos os maiores de 40 anos. Na ocasião, a única cidade da região que havia chegado à faixa etária dos 20 anos era Dores de Campos que já tinha começado a vacinação de pessoas na faixa etária de 22 anos.

São João del-Rei entrou nesta sexta-feira, 13, na faixa dos 20 anos, com a vacinação de pessoas com 29 anos e programada a vacina para pessoas com 28 anos. Na próxima segunda-feira (16), o estado deve distribuir cerca de 600 mil doses de vacinas contra a covid-19, o que vai permitir a ampliação do calendário de vacinas nos municípios.

Sair da versão mobile