Emboabas

Operações de fiscalização a ciclomotores e condutores serão realizadas em São João del-Rei, durante o mês de agosto

Foto: Reprodução

Ao longo do mês de agosto e levando-se em conta as conformidades da nova resolução de trânsito, que regulamenta principalmente a circulação de ciclomotores, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal vão realizar operações de fiscalização às motocicletas e seus condutores, em São João del-Rei.

 O Sargento Samuel, assessor de comunicação do 38º Batalhão da Polícia Militar de São João del-Rei, explica quais as imprudências mais recorrentes no trânsito cometidas por condutores, que culminaram na realização dessas operações. “Observa-se uma prática nas vias públicas da cidade que, por mais que pareça comum, não é. O uso de motocicletas com escapamentos barulhentos, causando perturbação do sossego, utilização de motos para direção perigosa – pessoas que ficam empinando motos – tráfego de bicicletas a motor sem condições de segurança, colocando em risco não somente o condutor, mas outras pessoas que utilizam a via. Sem contar aqueles que trafegam sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”.

O militar ainda explica as novas regras para aquelas pessoas que se locomovem com bicicleta com motor. “Para conduzir a bicicleta a motor, o condutor precisa possuir, a partir de agora, no mínimo, Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), carteira para veículos com até 50 cilindradas. Vale esclarecer que as bicicletas a motor foram incluídas na categoria de ciclomotores pela resolução 842, do Conselho Nacional de Trânsito, aprovado em 08 de abril de 2021”.

 Além das regras, esse tipo de ciclomotor precisa atender algumas exigências quanto aos aparatos de segurança. O sargento enumera quais são esses itens. “As bicicletas a motor precisam ter, no mínimo, espelhos retrovisores de ambos os lados, farol dianteiro de cor branca ou amarela, lanterna na parte traseira de cor vermelha, velocímetro, buzina e pneus que ofereçam condições mínimas de segurança”. 

 É necessário que os condutores desse tipo de ciclomotores, ou seja, de bicicletas com motor sigam essas novas diretrizes para se evitar penalidades.

Sair da versão mobile