São João del-Rei entrou na faixa de estabilidade do contágio para a Covid-19, após ficar mais de um mês em índices de redução, foram cinco semanas no melhor cenário do estudo do NEPE – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ, o de queda.
A média móvel, em 11 de agosto, fechou em 14,7 casos registrados por dia, enquanto na data de 28 de julho, o índice era de 16,7 novos infectados diariamente. Isso aponta uma redução de 12%. Entre -15% e 15%, o estudo considera estabilidade. Se a cidade atinge uma variação maior que -15% indica redução, já uma variação com +15%, indica aceleração.
A média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos confirmados dos últimos sete dias. E a tendência de contágio é identificada comparando a média móvel atual com a registrada há 14 dias. Além de São João del-Rei, Barroso e Santa Cruz de Minas são as cidades da microrregião que apresentaram estabilidade na média de casos. Em índice de elevação do número de casos estão os municípios de Dores de Campos, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, São Vicente de Minas e Tiradentes. Já em redução, de acordo com o estudo, estão os municípios de Bom Sucesso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa e São Tiago. Em Ibituruna e Ritápolis, não foi possível comparar matematicamente a média móvel atual com a de 14 dias atrás. O único município da região que teve casos zerados nos últimos 14 dias, é o de Piedade do Rio Grande.