O Ministério da Saúde autorizou que a campanha de vacinação contra a gripe fosse ampliada para toda a população brasileira acima dos seis meses de idade. São João del-Rei recebeu mais quatro mil doses da vacina e continua aplicando o imunizante em toda a população. Mesmo aquelas pessoas que foram incluídas como grupo prioritário e não se vacinaram no calendário, podem se vacinar agora.
O enfermeiro do setor de epidemiologia de São João del-Rei, Gilberto Sousa reforça a importância da imunização. “Com o advento da Covid-19, é ainda mais importante que as pessoas estejam vacinadas contra a Influenza, visando que a gente não tenha dúbio diagnóstico. Isso porque a sintomologia inicial é bastante parecida. Então, se a gente sabe que a pessoa está imunizada contra a gripe, a gente tem um foco maior para a sintomologia para Covid. Em contraponto temos, além dessa característica de imunidade e o não adoecimento, o desafogamento do serviço médico”, explica.
Como duas campanhas de vacinação – da gripe e da Covid-19 – estão ocorrendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada nos grupos prioritários. Quem receber a vacina contra a gripe deve aguardar 15 dias para receber a da Covid-19, e vice-versa.