Foi na tarde de quinta-feira (05), por volta das 16h, policiais militares foram empenhados pela Central de Operações a comparecerem em uma residência, na Colônia do Marçal em São João Del-Rei, para cumprimento de um mandado de busca e apreensão, expedido pela segunda vara criminal, pois denúncia dava conta de que o morador ali estaria guardando armas de fogo.
Após contato com o proprietário do imóvel, os militares deslocaram até a sua residência, onde cientificaram uma testemunha e a esposa do desfavorecido sobre o teor do mandado.
Iniciada buscas, no interior do imóvel foram localizados: uma Espingarda CBC calibre 12, uma Carabina Rossi calibre .38, um Revólver Taurus calibre .38, um Revólver Rossi também de calibre .38, um Revólver Rossi, Calibre .22 e uma Pistola Taurus calibre .380. Também foram localizadas cinquenta e cinco munições calibre .380, cinco munições calibre 12 e treze munições calibre .38.
Enquanto realizavam as buscas, o proprietário do imóvel ali chegou e assumiu a propriedade de todo armamento e munições, dizendo possuir notas fiscais dos mesmos.
Diante dos fatos, recebeu voz de prisão e conduzido, juntamente com todo material recolhido, assim como na companhia de seus advogados, até a Delegacia de Polícia Civil. Ali, após registrado o boletim de ocorrência, foi ele colocado à disposição da autoridade policial para ser ouvido e demais providencias relativas ao fato.