Emboabas

Aulas presenciais da rede estadual de ensino de SJDR devem ser retomadas em 16 de agosto

Foto: Reprodução

As aulas presenciais nas escolas da rede estadual de ensino de São João del-Rei devem ser retomadas no próximo dia 16 de agosto. A informação foi confirmada pela superintendente regional, Fabiana Magalhães, em entrevista à Rádio Emboabas. O retorno é possível em razão de um decreto emitido pela prefeitura do município que autoriza o funcionamento das instituições. As portas serão reabertas, neste momento, para alunos dos anos iniciais, 8º e 9º anos do ensino fundamental e 2º e 3º anos do ensino médio.

A superintendente explica que as escolas vão adotar um modelo híbrido de ensino, parte à distância e parte presencial. O retorno para a sala de aula, agora, não é obrigatório. Os pais ou responsáveis estão livres para decidir se o estudante continua em casa ou não. “O retorno é facultativo às famílias dos estudantes. Ocorrerá de forma gradativa e segura. Para a organização deste atendimento, nós precisamos que as famílias se manifestem e nos dê essa prévia de retorno dos alunos para que as escolas possam se organizar na escala de atendimento de forma segura”, destacou.

Para que as escolas voltem com o ensino presencial, precisarão seguir um rígido protocolo de segurança sanitária. Ainda segunda Fabiana, cada instituição já está em processo de adaptação e, nesta semana, em contato com a vigilância sanitária.

“Esse plano foi elaborado a partir de uma check list, que também foi dada por resolução. Nossos gestores prepararam as escolas, organizando os espaços, respeitando o distanciamento social, adquirirm EPI’s, materiais de limpeza e fizeram a comunicação com os servidores e comunidade escolar. Nesta semana, estamos contando com a parceria da Vigilância Sanitária; é uma visita já prevista no protocolo sanitário e estamos aguardando o retorno do órgão, fazendo as adequações sugeridas”, disse. 

Os professores retornam às escolas uma semana antes dos alunos. Isso para que possam passar por uma preparação, conhecer os protocolos e entender o novo funcionamento da instituição.

Sobre os conteúdos que vão ser aplicados em sala de aula, como a volta é facultativa, os educadores vão utilizar os PETs, o mesmo material que os estudantes já tem acompanhado ao longo da pandemia. “O nosso ponto de referência para o trabalho continua sendo os PETs. Continuaremos com um regime especial de atividades não presenciais e o nosso fio condutor são os PETs e as atividades complementares. No momento das aulas presenciais nós teremos a interação do professor e aluno em relação aos conteúdos que já foram disponibilizados por meio dos PETs e das atividades curriculares”, acrescentou.

Para conferir a entrevista na íntegra com a superintendente regional, Fabiana Magalhães, basta acessar o site emboabas.com, na área de podcasts.

Sair da versão mobile