A Universidade Federal de São João del-Rei, UFSJ, faz parte das universidades que extinguiram o Vestibular tradicional e aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação. Portanto, o ENEM é obrigatório para quem deseja ingressar na instituição de ensino. E aqueles que prestaram o ENEM em 2020, podem tentar ingressar em um dos cursos oferecidos pela UFSJ, no segundo semestre.
De acordo com a instituição, são 890 vagas oferecidas, divididas nos cursos de Matemática, Medicina, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Zootecnia, Interdisciplinar de Biossistemas, Bioquímica, Enfermagem, Farmácia, e as Engenharias: Civil, de Bioprocessos, Telecomunicações, Mecatrônica, Química, Elétrica, Mecânica, Agronômica, de Alimentos, Florestal.
As inscrições serão realizadas até o dia 6 de agosto, com a chamada regular prevista para ser divulgada no dia 10. A UFSJ que está com atividades presenciais suspensas desde março de 2019, devido à pandemia do novo Coronavírus. No entanto, a instituição já está estabelecendo planos para a retomada das atividades presenciais na instituição.
O Consu – Conselho Universitário aprovou um Plano de Retorno Gradual às atividades presenciais na instituição, que apesar de não prever uma volta imediata da comunidade acadêmica, tem como objetivo um regresso gradual de pessoas que estejam diretamente envolvidas na realização de atividades práticas de ensino, como aulas em laboratórios, de pesquisa e extensão, de cursos de graduação e de pós-graduação da área da Saúde; respeitando o limite de 25% dos servidores, colaboradores e alunos da instituição. Esse grupo foi escolhido como prioridade, uma vez que os tipos de atividades que eles realizam se mostram inadaptáveis ao ensino remoto. As aulas teóricas e as práticas administrativas devem continuar sendo realizadas online.