Apesar dos impactos econômicos provocados pela pandemia, Santa Cruz de Minas manteve saldo positivo e gerou 100 novas vagas de emprego com carteira assinada no primeiro semestre de 2021. Ao todo, foram 233 contratações contra 133 demissões. Os dados são do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia.
Em junho houve um aquecimento no mercado. Foram abertos 18 posto de trabalho, nove a mais em relação a maio. Fevereiro, em contrapartida, foi o mês mais delicado. O município encerrou no negativo, fechando sete vagas de emprego. Dentre os motivos estão o agravamento da pandemia e a dispensa de funcionários contratados temporariamente para as festas de fim de ano.
A histórica Tiradentes manteve ritmo semelhante e também obteve resultado favorável no primeiro semestre, gerando 85 vagas de emprego. Ao longo dos seis meses, foram 478 contratações frente a 393 demissões.
Maio e junho tiveram praticamente o mesmo desempenho. Foram registradas 13 e 14 novas oportunidades de trabalho respectivamente. O único mês com saldo negativo é janeiro, quando foram fechadas cinco vagas de emprego.
No panorama estadual, em junho, Minas Gerais seguiu em ritmo de retomada da economia e gerou mais de 32.800 oportunidades de emprego. O setor de serviços, que engloba atividades de comércio, limpeza, financeiro, imobiliário e outras, foi o que mais impulsionou o mercado. Foi responsável pela abertura de 11.870 vagas. Também registram resultados de impacto os campos do comércio e indústria geral.