O jovem são-joanense Welton Augusto Santos Rodrigues teve sua pesquisa indicada ao prêmio de melhor trabalho pela Sociedade Brasileira de Ciência da Computação. A instituição seleciona, todos os anos, os 10 melhores trabalhos de pesquisa de graduação do Brasil. Graduado pela Universidade Federal de São João del-Rei e estudante de pós graduação na UFMG, Welton explica como a pesquisa foi desenvolvida: “Foi uma notícia muito boa, fiquei muito contente. É um projeto que nasceu de forma experimental, de uma ideia bem simples a princípio. E nesse processo, experimentamos algumas ideias, alguns protótipos com a orientação do Professor Leonardo Rocha”, destaca.
A ferramenta desenvolvida no estudo busca facilitar a realização de consultas em acervos de notícias. Ele comenta sobre a importância do reconhecimento do trabalho realizado: “Para todo estudante é uma motivação muito importante, motiva que continuemos com o trabalho e com a pesquisa e contribuir também para a sociedade, então é de muita importância”.
O trabalho do são-joanense ficou em terceiro lugar na competição que terminou na última semana. O professor orientador Leonardo Rocha também fala sobre a conquista: “Como professor, fico muito satisfeito. Reforça muito a qualidade que as pesquisas são feitas aqui na UFSJ. Nos últimos 10 anos, 21 alunos nossos da computação da UFSJ tiveram seus trabalhos contemplados entre os melhores do Brasil, reforça a qualidade e seriedade com que fazemos as pesquisas”, disse.
A Sociedade Brasileira de Computação tem como função incentivar o acesso à informação e cultura por meio da Informática, além de promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em Computação no Brasil.