A macrorregião Centro-Sul, da qual São João del-Rei faz parte, recebeu autorização do estado para avançar para a Onda Verde do Programa Minas Consciente. A justificativa do Comitê Extraordinário Covid-19, é a de que Minas Gerais registrou queda de 9% na taxa de incidência da Covid-19 na última semana, e queda também no número de óbitos e de espera por leitos.
Em São João del-Rei, a média de ocupação de leitos de UTI, via SUS, para Covid-19 está em 50%. Já a média diária de casos nos últimos sete dias, de acordo com o NEPE, é de 16,7%. A cidade estava na onda amarela desde o dia 8 de julho.
Na onda verde do programa, considerada a mais flexível, as pessoas devem manter o distanciamento de 1,5 metro entre elas, além da capacidade seguir restrita a uma pessoa a cada 4 metros quadrados. Hotéis e atrativos culturais e turísticos podem receber 100% da sua capacidade. Também eventos podem acontecer com até 250 pessoas, entretanto São João del-Rei, até a última atualização, estava com eventos e festas proibidos e sujeitos à multas. A expectativa é que seja publicado decreto municipal, oficializando o avanço de onda e trazendo as determinações para o município.