Devido aos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus e também às questões presentes no desenvolvimento da área da saúde, notou-se um cenário com possibilidades de fomentar o empreendedorismo em comunidades acadêmicas para se encontrar novas soluções. E é esse o principal objetivo do projeto “Health Business Summit”, evento de empreendedorismo em saúde da América Latina.
O Brasil será palco de mais de 16 eventos satélites para o desenvolvimento de projetos empreendedores. E a UFSJ será um dos campi para este encontro. A presidente do evento, Luiza Machado conta como funciona e qual o objetivo desse encontro de empreendedorismo. “É o maior encontro de empreendedorismo em saúde da América Latina, vamos reunir em 16 centros universitários no Brasil inteiro, com objetivo de capacitar e incentivar esses alunos e também professores a buscarem soluções que vão impactar na saúde brasileira”, explica.
De acordo com Luiza, o evento será gratuito. E no campus da UFSJ, a iniciativa vai receber alunos, professores e servidores das seguintes instituições: Universidade Federal de São João del-Rei, CEFET MG e UEMG, ambas instituições de Divinópolis. De acordo com a presidente, os inscritos vão participar de um cronograma com diferentes atividades. “A inscrição conta com o curso de 40 aulas de empreendedorismo e teremos essa competição onde o interessado vai apresentar sua ideia, que pode ser de tecnologia, de software, de atendimento ao paciente”, conta
Na edição deste ano, o Health Business Summit vai premiar com 100 mil reais a melhor ideia empreendedora da área da saúde. A final acontece em um evento em Belo Horizonte. As equipes participantes ainda terão a oportunidade de apresentar o seu projeto a empresários do ramo da saúde. E para chegar até a essa final, Luiza explica como será a seleção. “São eventos satélites e em cada evento satélite, selecionaremos duas equipes para competir na final. Em março de 2022, as equipes de cada On Campus se apresentarão para selecionar o projeto vencedor”, finaliza.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de julho, através do seguinte link: www.healthbusinesssummit.com/