Emboabas

Superintendente Regional de Ensino explica protocolos para futura retomada das aulas presenciais na Rede Estadual

Foto: Reprodução

Desde o dia 19 de julho, os cerca de 1 milhão e 700 mil estudantes da rede pública estadual de ensino mineira estão em recesso escolar. São duas semanas de descanso para alunos e professores. As atividades escolares serão retomadas no dia 3 de agosto, quando terá início o segundo semestre letivo. Fabiana Magalhães, responsável da Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei, explica como tem acontecido o ensino remoto na rede estadual na região: “Desde 2020, nós nos organizamos no Regime de Atividades Não Presenciais (REANP). Por lá, temos nosso fio condutor que são os planos de estudo tutorados, que são os PETS, complementados nesse ano por atividades dos professores. E para aqueles estudantes que não tem acesso à internet, temos PETS, atividades complementares e avaliações que são entregues de forma impressa”.

O Estado de Minas Gerais autorizou a retomada das aulas presenciais em municípios na Onda Vermelha, Amarela e Verde do Programa Minas Consciente, desde que não haja nenhum impedimento municipal e seguindo determinadas normas. “Nossa escolas estaduais desde o finalzinho do ano passado têm se organizado em um protocolo. Até então era um protocolo de saúde voltado para o ensino médio, mas neste ano fez-se uma adaptação desse protocolo atendendo todos os anos de ensino. Desde março, estamos nos preparando para que esse retorno se efetive. Apesar de nossas escolas estarem preparadas, o Estado respeita a autonomia dos municípios que contam com decretos que impedem esse retorno”, explica.

Segundo listagem do dia 16 de julho, na região apenas duas escolas foram autorizadas a retomarem, sendo a Escola Estadual Adílio José Borges em Conceição da Barra de Minas e a Escola Estadual Professor Júlio Bueno em Ibituruna. A superintendente de ensino comentou sobre quais são os protocolos e determinações para uma possível volta às aulas na rede estadual na região. “Temos uma check list com todas as atividades que as escolas precisam se preparar, como a comunicação com as famílias, toda a preparação de EPIs, como álcool em gel, dispenser, lixeira de pedal, também a organização do espaço, limitação do espaço e delimitação”, disse. Em São João del-Rei, na tarde desta terça-feira, 27 de julho, decreto municipal autorizou a retomada das aulas, na rede pública e privada, cumprindo normas sanitárias.

Sair da versão mobile