O Ministério da Saúde autorizou que a campanha de vacinação contra a gripe fosse ampliada para toda a população brasileira acima dos seis meses de idade. A partir de agora, as secretarias de saúde podem decidir qual a melhor forma de ampliar a imunização em cada município. Gilberto Souza, enfermeiro da vigilância epidemiológica de São João del-Rei, explica que cada UBS fará a campanha de acordo com a realidade do bairro. “Com essa ampliação, todos os usuários acima de 6 meses de idade e que não foram imunizados contra a Influenza em 2021 poderão ser vacinados. Nós vamos preconizar a princípio quatro unidades com fluxo maior: a unidade da Colônia, do Tijuco, do Bom Pastor e o Núcleo Materno Infantil. As demais unidades seguirão com a vacinação, porém com atividades mais pontuais”, explica.
Em relação aos grupos prioritários, dados do último dia 9 de julho, apontam que a cobertura vacinal em São João estava abaixo da meta de 90%. A cobertura vacinal estava em 81% para crianças entre 6 meses e menos de 6 anos de idade; 61% para gestantes, 79% para puérperas, 70% para trabalhadores de saúde, 70% para idosos e professores com 48% e pessoas com comorbidades com 44%. Mas esses grupos também devem se imunizar. “Nesse momento, nós acreditamos que vamos conseguir contemplar essas pessoas que não foram contempladas na época devida”, esclarece.
O enfermeiro reforça a importância da imunização. “Hoje, com a Covid-19 é ainda mais importante que as pessoas estejam imunizadas contra a Influenza, porque a sintomatologia inicial é muito parecida. Além dessa característica, temos o desafogamento do serviço médico”. Como duas campanhas de vacinação da gripe e da Covid-19 estão ocorrendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada nos grupos prioritários. Assim, a população-alvo da vacinação contra gripe e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19, deve receber antes a vacina covid-19 e aguardar 15 dias para receber a da gripe.