Emboabas

Audiência pública para discutir melhorias no sistema de abastecimento de água de SJDR vai ser realizada no próximo dia 20

Foto: Reprodução/DAMAE

O vice-prefeito de São João del-Rei e diretor do Damae – Departamento de Água e Esgoto, Jorge Hannas, anunciou que em 20 de julho vai ser realizada uma audiência pública. O objetivo é discutir melhorias para o sistema de abastecimento de água da cidade e possíveis alternativas para solucionar problemas frequentes, como falta d’água e qualidade hídrica. A reunião vai convocar membros do Damae, população, Ministério Público e vereadores.

Em entrevista à Rádio Emboabas, Hannas disse que tem estudado o funcionamento do saneamento básico de municípios referência no país. Um deles, situado em Santa Catarina, onde esteve para uma visita técnica. “Eu fui conhecer as estações de tratamento de água e de esgoto. Eficiência total. Tudo que é retirado do esgoto é próprio para consumo. São tecnologias avançadas, é prefeitura que fez parceria com a iniciativa privada com tarifas menores do que as que temos no DAMAE, com tarifa social… É isso que a gente pretende implantar”, disse.

Citou, também, ideias iniciais podem funcionar em São João del-Rei e traçou um panorama sobre a realidade hídrica do país. “A única solução que nos temos é fazer uma parceria com a iniciativa privada, hidrometrar a cidade. Assim, teremos água tratada 24 horas e consumo com responsabilidade. A água não vai acabar, mas vai ficar de difícil acesso, já que nós temos 73% ou mais dos rios do nosso país contaminados. Então, esse é o nosso objetivo, sairmos com essa parceria com a iniciativa privada “, relata.

Essas e outras possibilidades vão ser apresentadas na audiência para que seja dado o primeiro passo na construção de projetos que visam melhorar a estrutura do abastecimento de água. Vale lembrar que em audiências públicas a população tem o direito de se manifestar opinando e colocando ideias. A reunião vai acontecer no plenário da Câmara Municipal, a partir das 09h, e vai ser limitada a um público de 30 pessoas, a fim de respeitar as medidas sanitárias de combate ao coronavírus.

Sair da versão mobile