Emboabas

Prefeitura de Santa Cruz de Minas abre inscrições para auxílio emergencial para famílias do município

Foto: Reprodução/ Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas

A Prefeitura de Santa Cruz de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está recebendo inscrições para o cadastramento para o auxílio financeiro emergencial municipal, até o dia 07 de julho. O benefício será concedido para famílias em situação de baixa vulnerabilidade social, de acordo com o Plano Minas Consciente.

A Secretária de Assistência Social, Maria Eduarda Nogueira explica como surgiu essa iniciativa. “Aqui na Assistência Social, a gente tem visto uma demanda muito grande mesmo, quando saiu novamente o auxílio emergencial de 2021. Porque, além do valor ter sido bem inferior ao do ano passado, muitas coisas aumentaram, algumas empresas já fecharam esse ano novamente, então, a gente já tem visto esse aumento na demanda das pessoas que vem procurar a gente. E aí, através disso, o prefeito, juntamente com a equipe, resolveu fazer um auxílio emergencial municipal para ajudar as pessoas que não conseguiram receber o auxílio emergencial, no caso das famílias, porque muitas pessoas foram cortadas por diversos motivos.”

O auxílio vai ser pago em duas parcelas de R$ 150, totalizando R$ 300. A secretária explica quais critérios serão adotados para escolher os beneficiados. “Para as famílias, o solicitante tem que ser residente do município de Santa Cruz de Minas, não pode ter emprego formal, tem que estar inscrito no Cadastro Único ou se inscrever no ato da solicitação. A renda per capita é de até meio salário mínimo por pessoa ou a renda familiar total de três salários mínimos. Não pode ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, não pode estar recebendo seguro desemprego, não pode estar recebendo auxílio emergencial federal ou estadual, e o recebimento do auxílio está limitado a um membro da mesma família.

Maria Eduarda ainda fala sobre uma possível previsão de quando esse benefício começa a ser pago. “Então, a gente tem um tempo para estar começando a liberar, para avaliar a documentação e conferir, porque a gente tem que conferir se todas as informações estão corretas. E aí, a gente vai liberar o resultado parcial no dia 19 de julho de 2021.”

Ela ainda aponta quais documentos são necessários para realizar o cadastro para o caso das famílias. “Para as famílias, têm que trazer o documento de identidade e CPF do solicitante e de todo o grupo familiar, ou seja, de todas as pessoas que moram na mesma casa. A carteira de trabalho do solicitante para comprovar que ele não tem nenhum vínculo empregatício, a gente tira aqui na hora a folha resumo do Cadastro Único, que a gente comprova a questão de renda e o comprovante de residência para mostrar que é morador do município.”

No caso das famílias em situação de baixa vulnerabilidade social, as inscrições devem ser feitas na Secretaria de Assistência Social de Santa Cruz de Minas, até o dia 07 de julho. O período de inscrição é de 08h até às 11h, e de 13h até às 17h. Para entrar em contato com a pasta municipal, basta ligar para: (32) 3372-1835.

Sair da versão mobile