As aulas presenciais da rede municipal de ensino de São João del-Rei devem ser retomadas no próximo mês, em agosto. A informação foi confirmada pelo prefeito Nivaldo de Andrade, em entrevista à Rádio Emboabas na manhã desta segunda-feira, 05 de julho. “Nós estamos nos preparando para voltar em agosto. Já compramos material escolar para as crianças. E quero que volte em agosto, pois muitas crianças não podem fazer aulas online por não ter internet. E tem crianças que vão à escola, pois a comida é boa. Inclusive, a frequência escolar em São João del-Rei é de 99,7%”, disse
O retorno agora é possível, pois, na última semana, o Comitê Extraordinário Covid-19 autorizou que cidades situadas na onda vermelha do Minas Consciente voltem a receber os alunos nas salas de aula. De acordo com o Estado, em Minas Gerais, a incidência do novo coronavírus reduziu 22% nos últimos 14 dias e 9% na semana anterior. Já o número de solicitações de internações caiu 22,64%.
Vale ressaltar que a reabertura das escolas segue vetada para macrorregiões nas ondas roxa e vermelha com cenário epidemiológico e assistencial desfavorável. A macro Centro-Sul, da qual São João del-Rei faz parte, deixou esse quadro na última semana e avançou para a onda vermelha comum.
Para que a volta às aulas aconteça, as instituições precisam seguir uma série de medidas sanitárias, a fim de garantir a segurança de alunos, professores e auxiliares educacionais. O prefeito Nivaldo alegou que a Secretaria Municipal de Educação já iniciou a elaboração de um protocolo. “A pasta está verificando qual tipo de protocolo será necessário. Mas, claro, vai ter que seguir um protocolo. E todos os agentes da educação, como professores, educadores, porteiros, cantineiros, todos estão vacinados”.
A data exata de reabertura das escolas municipais e o calendário completo do segundo semestre vão ser divulgados pela pasta em breve.