Diversos postos de saúde no Brasil podem ter aplicado doses de vacinas contra a covid-19, da AstraZeneca vencidas. Os dados estão nos registros oficiais do Ministério da Saúde e foram divulgados pela Folha de São Paulo nesta sexta-feira, 2 de julho. Conforme o levantamento, até o dia 19 de junho as doses vencidas haviam sido aplicadas em 1.532 municípios do país, entre eles São João del-Rei. De acordo com a Folha, teriam sido aplicadas 18 doses na UBS São Geraldo, duas na UBS Arcangelo, uma no Posto do Matosinhos e uma no Núcleo Materno Infantil, um total de 22 doses aplicadas fora do prazo de validade.
No entanto, a Secretaria de Saúde já havia informado no mês abril que as doses não foram aplicadas fora da validade. No dia 28 daquele mês, o órgão emitiu uma nota dizendo que verificou através do setor de Vigilância Epidemiológica e junto às unidades de saúde, e que não houve aplicação de vacinas fora do prazo de validade de nenhum lote recebido pelo município. O documento ressaltou que o lote 4120Z005 com validade em 14 de abril foi aplicado entre os dias 02 de fevereiro e 10 de abril. Já o lote 4120Z001 com validade em 29 de março foi aplicado entre 3 de março e 19 do mesmo mês.
A enfermeira referencia do setor epidemiológico em São João del-Rei, Eliene Freitas, informou à reportagem da Rádio Emboabas, nesta sexta-feira, dia 2 de julho, que a situação já foi reportada ao Ministério da Saúde as e que a pasta aguarda a correção dos dados que estão no registro oficial do órgão.
A Secretaria de Saúde também informa que a pasta conta com registros manuais mantidos nas unidades para conferências. Em caso de dúvidas, a recomendação é procurar a unidade de saúde em que foi vacinado para conferência junto ao vacinador de que a data aplicada estava dentro da ideal.