Emboabas

São João del-Rei segue na Onda Vermelha do Minas Consciente; Estado autoriza que aulas presenciais sejam retomadas nesta fase

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira, 1º de julho, foi atualizada a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo de trabalho que acompanha a pandemia em Minas Gerais. Agora, 12 das 14 macrorregiões serão mantidas na fase vermelha do Minas Consciente. Dentre elas, está a macrorregião Centro-Sul, da qual São João del-Rei faz parte. A macro deixa a situação de cenário epidemiológico e assistencial desfavorável após duas semanas nesta condição, que demandava maior atenção em relação à situação da pandemia.

Também nesta data, o comitê estadual passou a autorizar que as cidades que estão na Onda Vermelha do Minas Consciente retomem as atividades presenciais escolares. Segundo o Estado, em Minas, a incidência da Covid-19 em Minas Gerais reduziu 22% nos últimos 14 dias e 9% na última semana. Já o número de solicitações de internações diminuiu 22,64%. A volta às aulas presencial não será permitida apenas na onda roxa e nas macrorregiões na onda vermelha com Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável.

Os Desembargadores do Tribunal de Justiça já haviam decidido, no dia 10 de junho, que as escolas estaduais poderiam retomar as aulas presenciais em Minas Gerais. O retorno que é facultativo começou por alunos dos primeiros anos do ensino fundamental – do 1º ao 5º ano.

À volta às aulas presenciais foi anunciada pelo governo, pela primeira vez, ainda em outubro do ano passado. Mas logo o retorno foi vetado, por decisão judicial. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) ajuizou uma ação na Justiça, pedindo a suspensão desta retomada presencial. Na época, o Sind-UTE disse que a decisão contraria as medidas de isolamento determinadas e que não há dados que indiquem redução de contágio pela doença nem redução do número de mortes no estado. Os professores e profissionais da educação estão entre o público prioritário da vacinação contra a Covid-19 e já começaram a ser imunizados no estado.

A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com a Superintendência de Ensino, mas ainda não conseguiu retorno. A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Educação, para saber se a rede municipal vai seguir as orientações estaduais e também aguarda retorno da solicitação.

Sair da versão mobile