Emboabas

Responsável pelo abastecimento da área da Colônia do Marçal, Copasa alerta para economia de água no período de seca

Foto: Reprodução

Em São João del-Rei, a Copasa atende a região da Colônia do Marçal com tratamento e abastecimento de água e tratamento de esgoto. José Eli de Sousa, gerente do Distrito Regional Lavras, explica de onde vem a água que abastece a região. “A Colônia do Marçal é abastecida pelo manancial do Rio Carandái na divisa de São João del-Rei com Tiradentes. Nós temos uma balsa e fazemos a captação para a nossa estação de tratamento, que tem capacidade para tratar em torno de 40 litros de água por segundo. Depois do nosso reservatório, é distribuída totalmente tratada à população”, explica.


Com a chegada do período mais seco do ano, a população é orientada a economizar água. Em relação ao Rio Carandaí, José destaca que o nível fica mais baixo nesta época, porém até então dentro do esperado. “Temos visto até uma campanha do Governo Federal, porque a expectativa é de uma longa estiagem. Hoje, a nossa captação no Rio Carandaí nos atende perfeitamente, hoje não temos problema e esperamos não ter problemas neste ano. Mas trabalhamos com a prevenção, porque se cair a vazão do rio pode sim ter problemas”.


Algumas medidas simples, dentro da rotina, fazem muita diferença na economia de água e são importantes. José cita algumas ações: “Nós observamos pessoas varrendo o passeio, utilizando a mangueira com água, e o ideal é usar a vassoura. Regar as plantas também o regador economiza água, reutilizar água da máquina de lavar, fechar a torneira para fazer a barba, para escovar os dentes e ensaboar a louça”. A Copasa em São João del-Rei fica localizada na Luiz Giarola, 385, com atendimento agendado. Para outras informações, dúvidas ou reclamações, entre em contato pelo telefone 115, copasa.com.br ou agência virtual pelo aplicativo.

Sair da versão mobile