Foi por volta das dezoito horas, no início da noite de sexta-feira, dia 25 junho. O COPOM do 38º Batalhão recebeu denúncia via 190, de pessoa que preferiu ficar no anonimato, dando conta de que um indivíduo, cuja alcunha foi passada aos militares, estaria de posse de uma arma de fogo, no interior de sua casa, na rua Vereador Ernesto Braga, no distrito do Rio das Mortes, em São João del-Rei.
Assim sendo, uma das guarnições do tático móvel em serviço, foi para o local deslocada. Ali chegando, fizeram contato com o morador, identificado como sendo A.F.S, 29 anos. Cientificado sobre a denúncia, ele autorizou a entrada dos militares para buscas no interior de sua casa.
Na presença de uma testemunha, foi iniciada buscas e, pendurado junto a uma das janelas de um dos quartos, foi localizada uma sacola em cujo interior continha um revólver Rossi calibre .38, com a numeração intacta e cabo de madeira, além de onze munições intactas de mesmo calibre.
Indagado, o morador disse que o revólver não lhe pertencia e que ele o estava guardando para seu amigo L.R.S, 29 anos, residente também naquela via pública.
Diante da informação, os militares fizeram contato com tal cidadão, o qual confirmou ser o proprietário do revólver. Disse também que há cerca de dois meses, pediu ao amigo para o guardar em sua casa. Disse ainda, que possui a arma desde o ano de 2010.
Assim sendo, foi dada voz de prisão aos dois indivíduos por posse ilegal de arma de fogo, os quais juntamente com o revólver e munições recolhidas, levados foram para a delegacia de polícia civil. Ali, o boletim de ocorrência foi registrado e os autores colocados à disposição da autoridade policial de plantão para serem ouvidos e ratificação do flagrante.