São João del-Rei registra uma média móvel de 46,7 casos de Covid-19 ao dia. De acordo com o NEPE– Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei, o município se encontra na faixa de tendência de estabilidade do ritmo de contágio, pela 3ª semana seguida.
De acordo com os dados, se comparado a média do dia 9 de junho, que era de 47,6 casos ao dia, o município registrou uma redução de 2%. Entretanto, a cidade continua apresentando números altos em relação aos casos da doença. O estado de estabilidade não significa que a disseminação da doença estava controlada, e sim, que o número de contaminados ao dia seguia na mesma proporção.
A média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. E a tendência de contágio é identificada comparando a média móvel atual com a registrada há 14 dias. Entre os dias 3 e 9 de junho, 333 pessoas na cidade histórica foram infectadas. Já entre 17 e 23 de junho, foram 327 casos. Ou seja, o patamar continua elevado.
Outras cidades da microrregião se encontram na faixa de estabilidade, são elas: Barroso, Bom Sucesso e Dores de Campos.As cidades da região também estão em ritmo de aceleração do contágio, são: Ritápolis, Santa Cruz de Minas e Tiradentes. Já as que registram redução, são onze ao todo: Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, São Tiago e São Vicente de Minas.
O informativo de número 49, foi divulgado na quinta-feira, dia 24 de junho. O boletim completo está no site nepeufsj.wixsite.com/meusite.