Emboabas

Projeto Mapa do Patrimônio quer criar site para reunir informações sobre São João del-Rei

Foto: Reprodução redes sociais Mapa do Patrimônio de São João del-Rei

É com o intuito de criar um site para reunir as informações sobre a cidade, que nasce o Projeto Mapa do Patrimônio de São João del-Rei. Essa é uma parceria entre o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de SJDR, e da Associação dos Amigos de São João del-Rei. A idealizadora do projeto, Lia Lombardi Parente, deu mais detalhes sobre a iniciativa. “Eu fui ser voluntária no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei. Ali, eu descobri tantas informações sobre São João del-Rei que eu não sabia, e que no fundo eu desconfiava que as pessoas também não sabiam.  Eu levava informação para a minha casa, conversava com a minha mãe, com a minha irmã, com a minha família. Eu via que as informações que eu descobria, elas também não sabiam. Então, daí nasceu a ideia do mapa”.

Detalhes sobre o patrimônio cultural local, roteiros turísticos e a divulgação de informações confiáveis via redes sociais, são alguns dos objetivos do projeto. “Eu me preparei, preparei o projeto para lançar essa vaquinha virtual, que é uma coleta de doações. Porque no fundo, o que se busca, é que as pessoas também se sintam donas do projeto, que elas deem valor. Então, quando a gente for buscar outros patrocínios, inclusive dinheiro público, a gente tenha esse lastro na comunidade, mostrando que é um projeto de interesse público. É um projeto que interessa aos moradores de São João, aos visitantes, aos turistas, as pessoas que nasceram e moram fora. Porque tem muita informação que a gente ainda não conhece sobre a nossa cidade. E eu brinco que é um constrangimento quando vem alguém de fora nos informar sobre alguma coisa que tenha no nosso quintal e que a gente não sabia”. 

Para que o projeto saia do papel, está sendo realizada uma vaquinha online. Existe uma meta a ser batida. Entretanto, Lia Lombardi reforçou que, caso esse objetivo não seja alcançado, o dinheiro será devolvido aos contribuintes. Também existem algumas cotas com recompensas. “A gente tem uma meta. A gente tem que arrecadar R$ 30 mil reais para o projeto ser realizado. Se a gente não arrecadar, esse dinheiro é devolvido a quem doou. Porque se a gente não atinge essa meta mínima, não tem jeito de fazer o projeto. Agora a gente vai entrar em uma fase interessante, porque até agora, só foram feitas doações de pessoas físicas. Agora, vamos começar a entrar na fase de contato com as empresas de São João”.

Para mais informações e para contribuir com o projeto, basta acessar: benfeitoria.com/mapadopatrimoniosjdr

Sair da versão mobile