Emboabas

Secretaria de Educação relata previsão de entrega dos kits merenda e educação para rede municipal

Foto: Reprodução Secretaria de Educação de SJDR

O ano letivo na Rede Municipal de Ensino em São João del-Rei começou em 8 de fevereiro. Responsáveis de alunos, por meio do quadro Boca no Trombone da Rádio Emboabas, questionaram sobre os prazos de entrega dos kits merenda e educação que ainda não foram recebidos neste ano.

A Secretária de Educação Cíntia Leite relata que, assim como a distribuição da Rede Estadual está acontecendo neste mês, a expectativa é que nesta semana a rede municipal também receba os alimentos. “Um ano atípico, que nós fechamos basicamente o número de matrículas diante de uma grande migração de alunos de rede particular e de rede do estado que veio para o nosso município. Então, praticamente nós conseguimos fechar no final de fevereiro quase início de março, número de alunos matriculados na nossa rede. Tem que fazer todo um estudo adequado e legal para a saúde do aluno. Então tudo isso fez com que houvesse um atraso, não porque nós gostaríamos, mas é porque realmente foi compulsório”.

Já em relação ao kit educação com cadernos, lápis e borracha o processo licitatório está sendo finalizado. “Mesmo com os PETS que são as apostilas tutoradas, que também deu um incremento muito grande, infelizmente ainda, nesse momento remoto, mas veio material escolar desde o ano passado. Esse ano, a gente também vai contemplar. É só mesmo aguardar esse processo licitatório, que nós não podemos atropelar, é o serviço público”.

Questionada sobre uma possível retomada das aulas presenciais, a Secretária destacou que são muitos funcionários envolvidos na educação e que o momento ainda não é seguro. “A Secretaria de Educação, uma rede municipal, ela é composta por uma gama muito grande e diversificada de funcionários. Com relação às adequações para o retorno, eu ainda tenho um pouco de insegurança em dizer que voltaremos já. Nós estamos nos adequando, comprando todo o material de proteção, de equipamento. Estamos nos adequando realmente para essa volta. Mas ainda está muito cedo para dizer que nós voltaremos já presencialmente”.

Vale lembrar que os profissionais da educação básica foram contemplados com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 na última semana.

Sair da versão mobile