A diocese de São João del-Rei vai ganhar uma nova Casa de Pastoral. A edificação vai ser construída no terreno anexo ao Seminário Propedêutico São Tiago, situado na Cohab. A informação foi confirmada por meio de comunicado, emitido pelo Bispo Dom José Eudes.
De acordo com a nota, o espaço vai ser constituído por uma estrutura moderna e adequada para encontros e retiros. Já a atual Casa de Pastoral, na Avenida Leite de Castro, vai ser demolida. No local, vai ser construído um centro comercial e de apartamentos.
Antes de dar início ao projeto, houve longos estudos e discussões, iniciados ainda em 2012, quando o saudoso Dom Célio estava na coordenação da diocese. À época, chegou-se à conclusão de que seria necessário investir em melhorias na estrutura do Centro Pastoral. Mas que uma reforma na atual Casa não seria viável, devido ao estado precário e localização, que não favorece o silêncio e recolhimento para realização dos encontros.
Diante disso, surgiu a ideia de alienar o imóvel ou fazer uma espécie de acordo com alguma empresa interessada. A diocese conseguiu encontrar essa empresa e fechou parceria. No consenso de ambas as partes, a Igreja ofereceu o imóvel da atual Casa de Pastoral à empresa que, por sua vez, faria uma nova edificação com apartamentos e lojas, reservando parte dos alugueis arrecadados para a Diocese.
O recurso vai ser utilizado para seus projetos pastorais e sociais. A empresa parceira ficou responsável, ainda, por construir o centro pastoral ao lado do Seminário. A Igreja recebeu de Roma autorização para fechar esse acordo, mas, em razão da frágil saúde de Dom Célio e seu falecimento, a ação ficou paralisada.
Mais tarde, em 2019, com a chegada de Dom José Eudes, o projeto foi retomado, rediscutido e reaprovado pela Santa Sé. E agora, de imediato, as obras vão ser iniciadas. Para conferir as fotos dos projetos da nova Casa de Pastoral e centro comercial na Avenida Leite de Castro, acesse diocesesaojoaodelrei.com.br.