O Setor Municipal de Endemias atualizou, nesta quinta-feira, dia 17 de junho, o quadro das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Nesse intervalo de 23 dias, desde a última atualização, no dia 25 de maio, a cidade somou 43 notificações e 27 casos positivos.
Com isso, São João del-Rei tem 132 casos positivos para as arboviroses, sendo 131 casos para a Dengue e 1 para a Chikungunya. No total, constam 211 notificações, 209 para a Dengue, 2 para a Chikungunya e nenhuma para a Zika. Com relação aos números de suspeitas para a dengue, 34 já tiveram resultado negativo e 44 seguem em investigação. Outro caso provável para Chikungunya sendo investigado.
Em sua última entrevista para a Rádio Emboabas, o Coordenador de Endemias, José Ubirajara Júnior, destacou alguns bairros da cidade que demandavam maior atenção quanto ao mosquito transmissor. Sendo eles: Matozinhos, Vila Santo Antônio, Bom Pastor, Vila Nossa Senhora de Fátima, Vila Santa Terezinha, Colônia do Marçal e Cohab. Nessas localidades, foram registrados números significativos de casos. Entretanto, importante reforçar que não são só nesses locais da cidade que há casos positivos.
Além disso, dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti, o LIRAa, realizado na cidade em janeiro, apontaram que o maior número de focos foi encontrado em lixo domiciliar. Por isso, é preciso colaboração em todos os cantos do município.
Siga as orientações para combater o mosquito. Não deixe água parada, deixe as lixeiras sempre tampadas e o quintal sem lixo e entulhos. A população pode denunciar focos de água parada pelo tele-dengue no 3379-1565.