No início da tarde de terça-feira, dia 15 de junho, por volte meio dia e meio, policiais penais em serviço, na unidade prisional do Antigo Cassoco, na rua Aureliano Raposo, no centro de São João del-Rei, estavam em vistoria de rotina. No interior da cela de número “3”, observaram que sobre a cama de um dos detentos, havia uma avaria na parede.
Ao verificarem, descobriram que na verdade, a parede estava com um reboco feito de areia misturado com sabão. Retiraram o reboco e depararam com um buraco, com cerca de 25cm de diâmetro, o qual estava preenchido com pedaços de espuma retirada do colchão da cama do detento P.H.S, de 32 anos.
Indagado, o detento assumiu estar fazendo o respectivo buraco para uma fuga futura. Disse ainda, que estava utilizando uma escova de dentes com uma haste de cortador de unha, como ferramenta para abrir o buraco na parede.
Diante dos fatos, o boletim de ocorrência foi confeccionado. Os policiais também listaram os outros seis detentos que também cumprem pena na respectiva cela “3” do Cassoco.
A ocorrência foi encaminhada em seguida à delegacia regional de Polícia Civil para as providencias de praxe e comunicação do fato ao poder judiciário.