Na tarde de domingo, dia 13 de junho, por volta das quinze horas, militares do tático móvel estavam em policiamento através de motocicletas. Durante patrulhamento preventivo pelo bairro do Senhor dos Montes, em São João del-Rei, ao transitarem próximo ao monumento do Cristo, depararam com dois indivíduos em uma motocicleta Honda CB 300 de cor amarela. Ao perceberem a aproximação da viatura policial, os homens se assustaram e o condutor acelerou a motocicleta em fuga.
Diante de tal atitude, foi iniciado perseguição aos suspeitos, sendo que o condutor passou a desobedecer a ordem de parada. Transitando em alta velocidade pelas ruas dos Bairros Senhor dos Montes, São Geraldo e Araçá, passou a colocar em risco não só sua integridade física, como também do passageiro e de pessoas que pelas vias transitavam.
Em dado momento, o condutor diminuiu a velocidade, o passageiro saltou da motocicleta e tomou rumo incerto. Continuando a perseguição, na rua João Wilson de Souza, ele acabou sendo interceptado, vindo a cair ao chão. Foi então identificado como sendo P.O.P.B 19 anos, residente na rua Gino Ovídeo D’Lacroce.
Submetido a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado em seu poder. Solicitada sua documentação e da motocicleta, ele relatou ser inabilitado e quanto a motocicleta estava com licenciamento em atraso, motivo pelo qual foi ela recolhida ao pátio credenciado para veículos apreendidos.
O condutor não quis revelar o nome do passageiro que estava em sua companhia e conseguiu fugir. Como apresentava escoriações devido à queda, foi ele levado até a unidade de pronto atendimento para ser medicado.
Após liberado, e, conforme previsto em Lei, que trata o crime de direção perigosa sem vítimas como de menor potencial ofensivo, o boletim de ocorrência foi registrado e o autor foi liberado, tão logo assinou os respectivos termos de compromisso para comparecimento em audiência perante o poder judiciário.