A Prefeitura de São João del-Rei, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado, 12 de junho, o dia “D” da vacinação em combate a influenza. A vacinação acontece na Policlínica do Matosinhos (próximo ao SENAI) e também no Núcleo Materno Infantil (atrás da Igreja do Carmo), no período das 08 às 13h.
O enfermeiro da vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Gilberto de Souza explica qual será o público alvo para o do dia “D”. “Esse dia “D” visa fazer uma conclusão, um encerramento para que a gente consiga imunizar a população das duas etapas anteriores, que são as crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, idosos e professores”.
O profissional da saúde conta também quais são as porcentagens que foram atingidas até o presente momento dos indivíduos que formam o grupo alvo. “Nossa situação se encontra da seguinte forma: para crianças, no quantitativo total, seria de seis meses completos a menores de seis anos, ou seja, crianças de cinco anos, 11 meses e 29 dias, nós estamos com uma cobertura de 65%. Para gestantes 53%. Puérperas 72%. Os profissionais de saúde 46%. Idosos com 45%. Professores com 39%”.
Gilberto ainda explica que a campanha de vacinação contra a influenza é estrutura de acordo com que é pautado pelo Ministério da Saúde e que para a terceira etapa de vacinação, a expectativa é imunizar um novo grupo. “Nós trabalhamos de acordo com o que é pautado pelo Ministério da Saúde. Então para essa 3ª etapa serão vacinados os portadores de comorbidades (comorbidades especificadas pelo Ministério da Saúde), as pessoas com deficiências permanentes; os caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; as forças armadas; os funcionários do sistema prisional e a população que é privada de liberdade”.
O Ministério da Saúde não indica a imunização contra a influenza para pessoas vacinadas contra a Covid-19 em período menor que 14 dias. E tampouco para indivíduos que estejam com doenças febris agudas, moderadas ou graves. A pasta ministerial recomenda adiar a vacinação até a resolução do caso. Outras contraindicações são para indivíduos com histórico de anafilaxia a doses anteriores desse imunizante e a pessoas que tenham alergias a ovos.
De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, para se vacinar é necessário ter em mãos os seguintes documentos: cartão de vacina, documento de identificação com foto, comprovante de vínculo profissional e comprovação de comorbidades (laudo ou receituário médico). A instituição também reforça que no dia “D” não ocorrerá vacinação contra a Covid-19.