Emboabas

Uso correto da máscara e distanciamento social são fundamentais para prevenção da Covid-19

Foto: Reprodução

“E as outras doenças? Só existe a Covid-19?”, algumas pessoas questionam. Informações divulgadas pela Universidade Federal de Minas Gerais apontam que o tema é muito necessário por conta dos números alarmantes. É que a Covid-19 é a doença que mais causa óbitos no país, superando os números de outras doenças. Vinícius Resende, que é acadêmico do curso de medicina e membro do projeto Eu Como Cultura, explica. “Nenhum problema de saúde está matando tanto quanto à Covid-19 no Brasil. E quando pensamos nos dados do país comparando com o resto do mundo são ainda mais alarmantes. O risco de um morador do Brasil ter morrido de Covid em 2020 foi quase4 vezes maior do que o resto do mundo, em média. Por isso, tudo que passamos tem uma relação direta com às políticas públicas”, esclarece.


Cada um de nós pode contribuir no combate ao vírus e desses dados com as medidas de prevenção que devemos aplicar na rotina. Vinícius reforça quais são elas: “A principal forma de prevenção pe evitar aglomeração e uso de máscara de forma correta, cobrindo boca e nariz, durante o tempo todo que estamos fora de casa. Aquela máscara de um pano só, um pano fininho, não está sendo suficiente. Por isso, prefira máscaras que têm, pelo menos, duas camadas”.


Uma ação muito importante é a utilização correta da máscara e os cuidados com esse item antes, durante e após a utilização. “O que temos que lembrar é que antes de colocar a máscara e ao tirar a máscara temos que higienizar as mãos. E ao manusear, devemos pegar pela cordinha, pelo elástico, nunca pela frente que é onde ela é contaminada pelo vírus. E ao tossir ou espirrar, não retire a máscara, ela está ali justamente para proteger as pessoas ao redor”. Vale lembrar que a higiene das mãos de forma frequente é fundamental.

Sair da versão mobile