Emboabas

Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais realiza eleições para representante da sociedade civil; Barrosense está entre as candidatas

Foto: Reprodução

Estão abertas as eleições para escolha dos representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec) no biênio 2021-2022. A votação vai até o dia 20 de junho e conta com candidatos que desenvolvem atividades artísticas e culturais no Estado.

O Consec é composto por 34 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo 17 representantes do poder público e 17 representantes da sociedade civil.

Os representantes do poder público são indicados pelas próprias entidades, órgãos e instituições. Já os representantes da sociedade civil serão eleitos na forma de Edital, nos seguintes segmentos: Artesanato; Audiovisual e novas mídias; Circo; Culturas afro-brasileiras; Culturas indígenas; Culturas populares, tradicionais e folclóricas; Dança; Design; Entidades de trabalhadores e entidades empresariais; Gastronomia; Literatura, livro, leitura e biblioteca; Moda; Museus e artes visuais; Música; Patrimônio material e imaterial; Produção cultural e Teatro.

Dentre os candidatos está a barrosense Lais Vitral, gestora, produtora e parecerista cultural, que atualmente se divide profissionalmente entre São João del-Rei e Belo Horizonte e concorre à representante de produção cultural. Ela explica a importância do Consec para a definição das estratégias de políticas públicas de cultura no estado: “O Consec é justamente o espaço de diálogo de nós enquanto sociedade civil com as Secults (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo) com o poder público para definir as estratégias das políticas públicas no estado.”

Lais destaca quais as pautas que irá defender caso seja eleita como membro do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec): “As principais pautas que eu vou defender são: a descentralização dos recursos; a desburocratização dos editais; a contratação de profissionais qualificados para a análise dos projetos; melhorar a nossa interlocução com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Essa são as minhas principais pautas e como eu já participo de várias.”

Ela explica também que é importante que os eleitores entrem no site do Consec para conhecer os candidatos a essa votação: “É importante convocar toda a população para entrar no site do Consec, conhecer os candidatos e votar.”

Ela ainda enumera dois pontos fundamentais sobre a instituição. “O primeiro é que os conselheiros do Consec não recebem nenhum tipo de remuneração pelos trabalhos realizados. Já o segundo é que os votantes não precisam ser da área cultural para participar da escolha dos novos representantes do Consec: Importante frisar que é um trabalho não remunerado, todos os conselheiros trabalham de forma voluntária. Com isso, é fundamental que toda a sociedade se envolva nessa mobilização, porque não precisa ser da área cultural para votar.”

Qualquer pessoa residente do estado de Minas Gerais, maior de 16 anos, pode votar nos candidatos dos diferentes segmentos do Consec, basta acessar  www.voteconsec.mg.gov.br , é permitido apenas 1 voto por pessoa.

Sair da versão mobile