Emboabas

Pós graduação da UFSJ inova com política de apoio à maternidade e paternidade

Foto: Reprodução/Freepik

O Programa de Pós Graduação em Ciências Morfofuncionais da UFSJ está com inscrições abertas. O programa trouxe uma novidade: é que, agora, será aplicada uma política de apoio à maternidade e à paternidade para a seleção dos alunos. Essa é a primeira vez que um programa de pós-graduação da UFSJ propõe políticas de apoio à maternidade e à paternidade para a seleção de discentes. A professora Érika Alvarenga explica como vai funcionar esse critério na seleção. “As mães com filhos até 12 anos terão fator de correção 1,2 multiplicado pela nota do currículo e pais também terão, condicionado a apresentação da certidão de nascimento do filho junto aos documentos de inscrição”.


Ela também esclarece de onde veio a ideia de aplicar essa política na seleção dos novos alunos, já que a criação dos filhos impacta diretamente nas produções. “Já venho acompanhando como coordenador de pós o movimento nacional Parent in Science e como ele tem contribuído para amenizar os impactos da maternidade e paternidade na carreira cientifica. O CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] incluiu na plataforma Lattes a opção de adicionar o período de licença maternidade, que também impacta diretamente para pesquisadoras mães”, explica.


Interessados podem se inscrever para o mestrado na área das ciências morfofuncionais até 18 de junho. A inscrição será realizada unicamente por preenchimento do formulário de inscrição que estará disponível no site ufsj.edu.br. Vale lembrar que as atividades acadêmicas da universidade estão acontecendo de forma remota devido à pandemia da Covid-19.

Sair da versão mobile