Emboabas

Largo do Tamandaré é revitalizado e mistura olhares do passado com modernidade

Quem agora passar pelo Largo do Tamandaré, no centro histórico de São João del-Rei, vai se deparar com uma nova visão. É que o espaço foi revitalizado e está pronto para receber a comunidade. As obras, que estavam em andamento desde o segundo semestre do ano passado, foram realizadas com o apoio do Iphan e Conselho do Patrimônio. O valor da reforma ficou em 280 mil reais.

O prefeito Nivaldo de Andrade acompanhou a reabertura. “Reinauguramos essa praça, abrimos para a população. Todos estão maravilhados de ver. Ficou a praça mais linda de São João del-Rei.”

Visitar o Largo vai ser como viajar no tempo e sentir um toque de modernidade. O arquiteto responsável pelo projeto, Zé Baccarini, explica que a ideia foi resgatar a essência da praça, que atraia olhares de todos os cantos em décadas passadas. “Foi toda planejada de forma a dar uma releitura ao que acontecia antigamente. A praça foi estendida, como um todo, até o museu regional. A utilização das formas curvas também foi uma releitura dela na década de 30, 40 e 50. Ela era tratada com muito carinho pela comunidade.”, relatou.

São-joanenses e visitantes ganharam mais liberdade. A praça foi expandida e seguiu um novo conceito de urbanismo, que prioriza a circulação de pedestres aos veículos. Zé Baccarini destacou, ainda, que sustentabilidade e acessibilidade foram pilares importantes. “Tem diversos pontos de entrada para cadeirantes, o piso é adequado para a locomoção. O piso, principalmente, tem a questão de dreno, ele tem 97% dessa capacidade. A gente sabe como aqui no centro histórico, às vezes temos alguns problemas com água. Então, esse piso vai auxiliar nesse momento também.”, disse.

O paisagismo foi retocado. Mas as árvores que já estavam no local foram preservadas. A intenção foi complementar a arborização, dando mais vida e visibilidade ao Largo do Tamandaré.

Sair da versão mobile