Nos últimos sete dias, a situação da pandemia continuou grave em São João del-Rei. Entre 28 de maio e 03 de junho, um total de 09 são-joanenses perderam a vida para a Covid-19 e outras 304 pessoas foram infectadas. Ainda neste período, as notificações saltaram para 20.548, depois que 706 casos suspeitos foram registrados.
Na sexta-feira, 28 de maio, duas pessoas faleceram. Um homem de 52 anos e uma mulher de 48. Eram moradores dos bairros Tijuco e Colônia do Marçal. Na data, foram registrados 59 casos positivos para a doença.
No sábado, dia 29, mais uma vítima. Trata-se de um homem de 55 anos, morador da Vila Marchetti. Também faleceram dois pacientes da região. Outros 37 casos foram registrados.
No domingo, dia 30, mais 20 são-joanenses foram infectados.
Na segunda-feira, último dia de maio, morreu uma senhora de 67 anos. Mas a Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda liberação de exame para confirmar ou descartar o novo coronavírus. No mesmo dia, três pacientes da região faleceram. Eram dos municípios de Ritápolis, Madre de Deus de Minas e Desterro de Entre Rios. Mais 38 casos também foram confirmados.
Adiante, na terça, 01º de junho, mais um óbito. Trata-se de um senhor de 86 anos, morador do Fábricas. Morreram, também, três pessoas da região. Eram de Lagoa Dourada, Dores de Campos e Tiradentes. Na data, mais 47 são-joanenses foram infectados.
Na quarta-feira, dia 02, três vidas foram perdidas. As vítimas são dois homens de 37 e 54 anos, além de uma mulher de 48. Eram dos bairros Tijuco, Bonfim e Bom Pastor. Mais 48 casos foram registrados.
Por fim, na quinta-feira, dia 03, mais dois falecimentos. Morreram um homem de 35 anos e uma senhora de 92 anos. Eram moradores do Tijuco e Bom Pastor. Faleceram, ainda, dois pacientes da região. Eram de Lagoa Dourada e Resende Costa. Outras 55 pessoas testaram positivo para a doença.
Com esta atualização, chega a 6.569 o total de infectados, sendo que 165 vieram a óbito e 919 continuam em tratamento. Sobre os recuperados, 5.485 já venceram a Covid-19. Os casos descartados são 7.940.
Sobre o quadro hospitalar, foram nove altas nas últimas 24 horas e sete novas internações. Ao todo, são 72 pessoas internadas nas casas de saúde, na ala Covid, sendo 64 em leitos de UTI e oito em leitos clínicos. Dos 72, 42 são da cidade.
A Santa Casa da Misericórdia aparece com 39 leitos de UTI ocupados. Destes, 20 estão em ventilação mecânica e 14 já confirmaram como caso de covid. O Hospital Nossa Senhora das Mercês está com 28 internações – 20 em UTI e oito em leitos clínicos; os dados apontam que 16 deles respiram com a ajuda de aparelhos e apenas três aguardam exame para confirmar ou descartar a doença. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) soma cinco internações e todos já testaram positivo para o novo coronavírus.
De acordo com o Diário Oficial da União do Ministério da Saúde, São João del-Rei conta com 42 leitos UTI via SUS para tratamento da Covid-19. As casas de saúde possuem, ainda, 12 leitos privados ou via convênio, além de 10 leitos clínicos no Hospital. O boletim epidemiológico não informa se as internações são públicas ou privadas.