A internet proporciona troca de mensagens, troca de fotos e até mesmo desenvolver um relacionamento à distância. Entretanto, é preciso se atentar, porque muitas pessoas más intencionadas utilizam a ferramenta para aplicar golpes. Segundo o Sargento Samuel da Assessoria de Comunicação do 38° Batalhão de Polícia Militar, o golpista se passa por homens e mulheres atraentes e desenvolve uma falsa confiança com a vítima.
A partir daí, em uma troca de mensagens, o golpista e a vítima trocam fotos íntimas, popularmente conhecidas como nudes. “Geralmente as vítimas são homens e mulheres casados e comprometidos, as vítimas são atraídas por perfis falsos com fotos de homens ou mulheres atraentes. Nesses perfis são postadas fotos do suposto usuário praticando esporte, com roupas de banho, piscina, lazer, etc. O envolvimento começa com conversas privadas, trocas de juras de amor, estabelecimento de uma falsa confiança e posteriormente inicia-se aí a troca de fotos íntimas, os chamados nudes”, explica.
Depois, a vítima é chantageada pelo criminoso. “Após ter em mãos imagens que possam expor a intimidade da vítima, entra em cena uma terceira pessoa. Essa diz que a pessoa com quem a vítima está se relacionando pela internet é menor de 18 anos, e passa a acusá-la de pedofilia. Exigindo a partir daí, transferências bancárias na conta do autor do golpe”.
A orientação para evitar esse tipo de golpe é manter sua privacidade na web e desconfiar de perfil desconhecido. “Não coloque em seu perfil de redes sociais o seu nome completo, o seu endereço completo, o nome de familiares, profissão, local de trabalho ou informações que o identifique ou o localize fisicamente. Evite troca de mensagens no privado com pessoas desconhecidas ou que você não tenha amigos em comum. Com isso, você vai evitar cair no ‘golpe do nudes’, que tem trazido desconforto, prejuízo financeiro e também problemas conjugais”.
Caso seja vítima de golpe, procure a Polícia Militar pelo 190.