A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei informou que pessoas entre 18 e 59 anos que possuem comorbidades poderão ser contempladas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação ocorrerá exclusivamente nas unidades de saúde, no período entre 8h e 12h na sexta-feira, 4 de junho. Segundo o setor, a aplicação do imunizante acontecerá mediante documentação comprovando a comorbidades e também a disponibilidade de doses. É preciso apresentar identidade ou outro documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência, além de relatório contendo CID – classificação internacional de doenças, receitas e exames dos últimos 12 meses. As comorbidades atendidas fazem parte de uma listagem do Governo Federal, que está disponível no site http://covid.saojoaodelrei.mg.gov.br.
Para gestantes e puérperas com comorbidades, será necessária a apresentação do relatório médico e para este grupo, a vacinação ocorre somente no Núcleo Materno Infantil mediante agendamento prévio. O setor epidemiológico informa que a vacina deste grupo não acontecerá com a vacina AstraZeneca, seguindo recomendação da ANVISA, porém poderá ocorrer com vacina Pfzier ou Coronavac. Já gestantes que já receberam a primeira dose deverão aguardar orientações que serão emitidas em nota técnica pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). No caso de puérperas, ao ser vacinada na condição de lactante, deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno. Caso a gestante ou puérpera tenha recebido outra vacina do calendário de vacinação, deverá aguardar 14 dias para receber o imunizante contra o coronavírus. Para este grupo, também é preciso apresentar o relatório médico ou folha resumo do cadastro único, isso porque a unidade de saúde recebeu uma lista nominal de beneficiários repassadas pela Assistência Social, de acordo com os cadastros existentes.
Quem estiver acamado, deve realizar o cadastro na unidade de saúde mais próxima da residência.
Vale lembrar que a pessoa que se encaixa neste grupo atendido neste momento não pode ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias para receber a vacina. O setor epidemiológico destaca ainda que a vacinação deste grupo continuará acontecendo na segunda-feira, 7 de junho, se houver doses remanescentes.