Foi na noite de terça-feira, dia 1° de junho, por volta das dezenove horas. Durante patrulhamento preventivo pela área central da cidade, policiais militares receberam denúncia, de pessoa que preferiu ficar no anonimato, dando conta de que, próximo à agência do Banco do Brasil, um indivíduo, cujo nome foi passado e já conhecido no meio policial, teria recebido algo das mãos de um motociclista que ali chegou, possivelmente substância entorpecente para ser comercializada.
Diante da denúncia, militares deslocaram até o local do fato e passaram a monitorar na tentativa de localizarem o suspeito, o que não demorou muito a ocorrer, sendo ele localizado sentado na entrada de um bar.
Foi então abordado e identificado como sendo M.C.P.S, de 24 anos. Submetido a busca pessoal, em um dos bolsos da roupa que trajava, foram localizados três pinos com cocaína. Indagado, ele assumiu a propriedade dos mesmos, relatou ser usuário de substância entorpecente e que a cocaína seria para seu consumo.
Não revelou, porém, de quem a adquiriu. Assim sendo, e conforme especificado nas Leis 9099/95 e 11.343/06, os pinos com cocaína recolhidos foram, junto ao boletim de ocorrência, entregues na delegacia de polícia civil para as investigações posteriores. Já o autor foi liberado, tão logo assinou o termo circunstanciado de compromisso em comparecimento para audiência perante o poder judiciário da Comarca de Andrelândia.