Na última semana, São João del-Rei ultrapassou, pela primeira vez durante a pandemia de Covid-19, mais de 100 casos em 24 horas. O município também registra, atualmente, a maior média móvel casos do novo coronavírus. São 55,1 infectados ao dia, de acordo com o último dado emitido pelo NEPE– Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei.
O momento é o mais delicado desde o início da luta contra o vírus. E a cidade segue apresentando altas em relação ao número de casos da doença. Sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19 adotadas pela cidade histórica e as projeções futuras, conversamos com o Prefeito Nivaldo de Andrade. “O momento é crítico, a gente está trabalhando para ver se diminui, mas principalmente os jovens ainda continuam aglomerando, fazendo festas. Na semana passada, a gente ia voltar para a onda roxa, mas não voltou, ainda está na onda vermelha, os bares estavam indo até uma/duas horas da manhã e agora ficam só até as onze horas da noite. Vamos aguardar essa semana, se nós vamos restringir mais ou não. Eu devo ter uma reunião com os médicos da Santa Casa e Hospital, para a gente decidir o que fazer. Mas, se for preciso, nós vamos fechar de novo”.
Questionado sobre a situação das Casas de Saúde da cidade e da Unidade de Pronto Atendimento, o prefeito afirmou: “Final de semana diminui, mas durante a semana está cheio, 100% dos leitos santa casa e hospital. Nós inauguramos cinco leitos na UPA na semana passada, e essa semana deve ficar pronto os outros cinco leitos pra dar suporte. Nós estamos no pico da epidemia e as pessoas precisam ajudar, usar máscara e sair só se for preciso. Festinha no momento não vai levar a nada, o que vai fazer é você levar Covid para a sua família”.
São João del-Rei está na Onda Vermelha desde 24 de abril. Apesar de todos os setores da economia estarem liberados nesta fase, as determinações são mais rígidas em relação ao número de pessoas por ambiente e distanciamento social. Um decreto municipal publicado no dia 21 de maio, destaca que bares, restaurantes e similares podem funcionar apenas até às 23 horas. Após este horário, está permitido somente entregas via delivery, sem retirada no balcão. Para garantir o cumprimento das normas, o setor de finanças do município atua com fiscalização. Denúncias devem ser feitas pelo 153 da Guarda Municipal até às 22h; pelo 190 da Polícia Militar; ou ainda pelo 3379-1560 da Vigilância Sanitária e 3379-2948 ou 3379-2945 da Fiscalização Fazendária.