No final da tarde de segunda-feira, dia 31 de maio, por volta das dezessete horas e trinta minutos, militares do tático móvel e do policiamento velado, deslocaram até a distrito de São Sebastião da Vitória, zona rural de São João del-Rei, para cumprimento de um mandado de busca e apreensão, expedido pelo poder judiciário, em desfavor do cidadão E.V.A.S, 22 anos, o qual é suspeito de realizar o tráfico de drogas naquele distrito.
Ali chegando, depararam com o autor, o qual estava em uma praça, defronte sua residência, e com o filho no colo. Ao notar a chegada das viaturas e que seria abordado, o autor colocou a criança no chão e saiu correndo, porém, foi seguido e acabou sendo abordado.
Assim sendo, foi ele, na presença de testemunhas, cientificado do teor do mandado. Submetido a busca pessoal, em seu poder nada de ilícito foi localizado. Realizadas buscas em sua casa, sobre a geladeira foi localizada a quantia de cento e dez reais. Já em um imóvel anexo a casa e que segundo a esposa é utilizado pelo companheiro, foram localizados dois invólucros com porção de maconha e dois pequenos tabletes prensados da mesma droga.
Sobre a mesa na cozinha, foi recolhido o aparelho celular do autor, o qual poderia ter alguma conversa relativa ao tráfico de drogas.
Assim sendo, foi dada voz de prisão em flagrante delito a E.V.A.S, o qual, juntamente com as substâncias entorpecentes e demais materiais recolhidos, foi levado até a delegacia de polícia civil. Depois de devidamente qualificado em boletim de ocorrência, foi colocado à disposição da autoridade policial para ser ouvido e ratificação do flagrante.