Foi na noite de sexta-feira, dia 28 de maio, por volta das vinte horas. Policiais militares de uma das guarnições do 38º Batalhão em serviço, foram empenhados pela central de operações, a comparecerem em uma residência, no São Dimas, em São João del-Rei. Denúncia dava conta de que um indivíduo estaria fazendo ameaças de morte aos familiares.
Chegando ao local, foi feito contato com a solicitante. Ela relatou que é cuidadora de idosos e, trabalha naquele local, sendo responsável em cuidar da proprietária da casa, uma senhora de 82 anos, com Mal de Alzheimer.
Disse que o neto da dona da casa, entrou na residência e bastante agitado disse que queria dinheiro. Ele afirmou que se não conseguisse, iria atear fogo na casa. Em seguida, passou a xingar sua avó, dizendo que mataria todos. Em ato contínuo evadiu.
Em contato com um irmão do autor, o qual é responsável pelo tratamento de sua avó, disse que desde que o mesmo saiu da cadeia, há cerca de quinze dias atrás, passou a perturbar constantemente os familiares.
Diante dos fatos, como o autor já é conhecido no meio policial, foi iniciado rastreamento pela região na tentativa de o localizarem. Os militares acabaram por lograr êxito na busca. Foi ele abordado e identificado como sendo M.L.J, de 35 anos. Submetido a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado em seu poder.
Recebeu voz de prisão e levado foi até a delegacia de polícia civil de plantão. Ali, enquanto o fato era registrado em boletim de ocorrência, o autor passou a ameaçar seu irmão, dizendo que ao sair da cadeia o mataria.
Após o registro do fato, M.L.J foi colocado à disposição da autoridade policial para ser ouvido e ratificação do flagrante.