Na quinta-feira, dia 27 de maio, o Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado, decidiu que a macrorregião Centro-Sul, da qual pertence a microrregional de São João del-Rei, deve permanecer na Onda Vermelha do Minas Consciente. No mesmo dia, a cidade confirmou pela primeira vez durante a pandemia, mais de 100 casos em 24 horas. Nos últimos sete dias, a cidade também confirmou 16 óbitos de pacientes com a covid-19 e outros 413 casos para a doença.
Os municípios têm autoridade para deixar as medidas de segurança mais rígidas que as exigidas pelo Programa Estadual. No entanto, de acordo com a assessoria da prefeitura municipal, o prefeito Nivaldo José de Andrade não vai realizar modificações no decreto atual. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Governo, Adriana Rodrigues, “Não temos uma possível mudança agora. Estamos aguardando orientações do Minas Consciente. Se tiver alguma mudança, nós vamos acompanhar, nós vamos sempre acompanhar o programa estadual. As restrições que nós podemos fazer em relação ao decreto, nós já fizemos. Que é o fechamento dos bares mais cedo, proibir mesa na calçada para evitar aglomeração, isso nós já fizemos. E qualquer outra orientação que vier do Minas Consciente nós vamos acatar”, disse.
Apesar de estar na Onda Vermelha desde semana passada, bares, restaurantes e similares podem funcionar apenas até às 23 horas. Após o referido horário, está permitido somente entregas via delivery, sem retirada no balcão. A nova determinação começou a valer no sábado (22). Os demais protocolos de combate à Covid-19 seguem em vigor, como estavam desde 24 de abril.
Está permitido o funcionamento de todos os serviços comerciais, hotelaria, bem como atividades físicas e desportivas, desde que respeitadas as medidas sanitárias. Em qualquer ambiente, as pessoas devem se manter a uma distância mínima de 3 metros uma das outras; eventos são liberados com lotação máxima de 30 convidados; hotéis devem operar com limite de 50% da capacidade.
Nesta quarta e quinta-feira, nas redes sociais locais, circulou um vídeo do prefeito Nivaldo José de Andrade falando sobre o fechamento do comércio. No entanto, a publicação não é atual. Portanto, como apurado e confirmado pela reportagem da Rádio Emboabas, São João del-Rei segue na Onda Vermelha.