Foi na noite de quarta-feira, dia 26 de maio, por volta das vinte e uma horas e trinta minutos. Empenhados pelo COPOM do 38º Batalhão, policiais militares deslocaram até a Avenida Josué de Queirós, na altura do Bairro Pio XII, em São João del-Rei. No local, teria ocorrido um acidente envolvendo duas motocicletas, cujo condutores estariam caídos ao chão.
Chegando ao local, os militares depararam com as motocicletas caídas ao chão, uma sobre a outra. Uma unidade de resgate do SAMU prestava socorro a um dos condutores, identificado como sendo o cidadão A.C.N.C, de 23 anos. O mesmo relatou que transitava com sua motocicleta, uma Honda CG FAN, de cor vermelha, sentido trevo ao bairro de Matosinhos. Momento em que a outra motocicleta, uma Honda CG Titan, de cor vermelha, convergiu em sua frente, não tendo como evitar a colisão. Devido aos ferimentos que apresentava, foi o mesmo conduzido para a Santa Casa.
O outro condutor, foi identificado como sendo o cidadão M.C.P, de 44 anos. Ele já havia sido socorrido por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros e foi levado para a Santa Casa. Os militares compareceram a instituição de saúde, porém, devido a gravidade dos ferimentos, não puderam ouvir a versão dele para o acidente.
Foi verificado que os dois condutores são devidamente habilitados e a documentação das motocicletas estão em dia. Por esse motivo, após a perícia técnica, realizada no local pelo perito Vitor Bispo, foram elas liberadas a parentes dos condutores.
O boletim de ocorrência foi registrado e encaminhado à delegacia de polícia civil para as providencias subsequentes relativas ao fato.