Além do poder público, a população pode contribuir para o combate ao coronavírus, adotando as medidas de prevenção. O uso de máscara, a higiene frequente das mãos e o distanciamento social são fundamentais.
A Secretaria Municipal de Saúde de Tiradentes, Jania Costa, comenta sobre a importância de seguir essas normas: “Nós temos casos de dentro de uma família, cinco pessoas infectadas. Hoje para nós, é questão de educação. Pode, pode. Não pode, não pode. Nós precisamos cair na real, que é uma doença séria, e que cabe a cada um de nós, tomar os cuidados necessários. A máscara é de suma importância sim.”
Com o início da vacinação, ainda não é o momento de abrir mão dos cuidados. Até mesmo porque a vacinação depende do quantitativo de doses enviado pelo Ministério da Saúde. Jania comenta sobre a campanha de imunização. “A gente tem encontrado muita dificuldade com as vacinações, em decorrência do quantitativo que nós recebemos. Tem sido muito pouco para as demandas, porque todos precisam ser vacinados. Hoje, somos obrigados a trabalhar com critérios que vêm do Ministério da Saúde, a seguir aquela legislação.”
Segundo ela, não há falta de testes para a população e cerca de 1.400 testes foram adquiridos recentemente. Entretanto, reforçou que para melhor eficácia do exame é preciso aguardar um determinado tempo do início dos sintomas. A secretaria também esclarece como é o protocolo de atendimento para o paciente positivo ou suspeito que precise de internação. “Se hoje, o paciente que chega em Tiradentes, na Unidade de Atendimento, nós temos um SAMU, que tem dado o socorro de imediato. Esse paciente é encaminhado para a UPA, ao chegar na unidade, ele passa pelo seu procedimento. Em caso de internação, esse paciente, muita das vezes, fica na expectativa de Santa Casa, Hospital ou também essas cidades vizinhas que compõem nossa macro, região de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.”
Como São João del-Rei é a cidade polo da microrregião os pacientes são encaminhados para o município. Na terça-feira, 25 de maio, Tiradentes registrava 408 casos confirmados, sendo que 26 casos seguem ativos, 14 pessoas vieram a óbito e 368 já foram considerados recuperados.