Close sidebar
Sebrae explica as vantagens de ser um Microempreendedor Individual cadastrado
26 de maio de 2021

Foto: Reprodução

A pandemia despertou em muitos o desejo de empreender. A situação também obrigou outros a recorrerem para esse meio, a fim de complementar a renda. Em contrapartida, ao longo desses meses, um alto índice de empreendedores tiveram que fechar seus negócios, pela grande dificuldade em cobrir as despesas.

Fato é que, de acordo com dados do SEBRAE, somente em 2020, 2,6 milhões de MEI entraram no mercado.   Considerando-se as baixas e exclusões, restam mais de 1,8 milhão, totalizando 11,3 milhões de microempreendedores individuais no país.

Para quem já atua como trabalhador autônomo ou está pensando se tornar um, o Sebrae deu dicas quanto ao MEI. A primeira orientação é saber, desde o início, todas as vantagens de se tornar um microempreendedor individual. Para explicar esses benefícios, conversamos com a analista técnica do Sebrae, Cristhiane Lobão. “Foi criado para incentivar a formalização. Quando você se cadastra como MEI, como Microempreendedor Individual, você passa a ter CNPJ, pode emitir nota fiscal e pode contratar até um funcionário. A formalização é simples e pode ser realizada online. Pode ser feito sozinho, mas se houver alguma dúvida, o Sebrae consegue auxiliar.”

A analista técnica listou algumas das vantagens e também destacou o que acredita ser algumas desvantagens.“Pode ter acesso a linha especiais de crédito de banco para pessoas jurídicas, além de fazer um pagamento reduzido de imposto. A liberação de Escrituração Contábil Fiscal, são algumas das outras vantagens que o MEI tem. Em relação as desvantagens, é que não são todas as atividades que se enquadram neste tipo. Ou seja, não são todos os empreendedores que podem ser formalizados como MEI. Outra desvantagem que vejo, é na questão do valor do faturamento, ele tem um valor restrito. Se você fatura um valor acima do teto médio, você tem que sair do Microempreendedor Individual.”

Por fim, Cristhiane Lobão explicou a importância de iniciar um negócio e já formalizá-lo. “Eu falo que é sempre bom você ser e começar o seu negócio de maneira formalizada. Primeiro pelas restrições comerciais, falando em um cenário de pandemia, que nós temos restrições de ondas, o que pode ficar aberto e o que não pode. Alguns municípios, estão bem assistidos na questão da fiscalização dos empreendimentos. Se você não tem a formalização, você se torna um negócio informal e ilegal, podendo ser autuado pela fiscalização. Com isso, pagar um preço mais salgado por não ter se formalizado. Volto a falar, você com a formalização, tem acesso ao crédito. A gente sabe que muitas empresas e empreendedores sofreram com a pandemia.”

Caso sinta necessidade de ajuda para se formalizar, o SEBRAE pode orientar quanto aos próximos passos. O SEBRAE SJDR fica na rua Comendador Bastos, número 84 B – sala 1, no Centro de São João del-Rei. O telefone de contato é o 3372-3833.



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo