Todas as pessoas com mais de 60 anos têm direito de se vacinar contra a gripe de forma gratuita. Além deles, professores também são contemplados. Integrantes dos demais grupos, que já foram contemplados anteriormente, mas que não se vacinaram, ainda podem ser imunizados. Sendo eles: gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde e crianças de seis meses a cinco anos e onze meses. Em São João del-Rei, as unidades de saúde estão atendendo na parte da tarde.
Além de evitar complicações decorrentes da gripe causada pelo vírus, a vacinação ganha outra importância neste momento. Devido a pandemia do novo coronavírus, a iniciativa também é importante para evitar uma sobrecarga nos sistemas de saúde. Além de prevenir casos graves de gripe, a imunização também ajuda a reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid, como reforça o enfermeiro do setor epidemiológico, Gilberto de Sousa. “Como a gente está em plena pandemia da Covid-19, é imprescindível, esse ano mais do que nunca, que a população se conscientize e que o público específico, que é preconizado pelo Ministério da Saúde, seja efetivamente vacinado em massa. Para que assim a gente evite a superlotação das unidades por problemas ocasionados pela gripe, que podem ser confundidos com os sintomas da Covid-19.”
O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra a influenza conjuntamente. A pasta recomenda que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19. Especialistas recomendam pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma e outra. “Lembrando que a gente ainda está na campanha da Covid-19. Então, há um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas. Por exemplo, ele tomou a vacina contra a Covid-19, mas está dentro do prazo dele para a vacina da Influenza, ele tem que aguardar os 14 dias. Ou o inverso também, se ele toma a vacina da AstraZeneca que é 90 dias, se chegar o prazo dele tomar a segunda dose e ele tiver recebido a vacina da Influenza, ele tem que esperar os 14 dias.”
Não é necessário agendar a vacinação para receber a dose da vacina contra a Influenza, mas é importante levar os documentos pessoais e a carteira de vacinação.